Naum 1-3

“O Senhor é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o Senhor não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira dos seus pés. (Naum 1.3)

Conhecendo a situação histórica da nação. Após a morte do rei Ezequias (726-697), o estdo espiritual e moral de Judá declinou consideravelmente. Manassés (697-642 A.C) reedificou os altares de Baal que seu pai havia destruído, levantou os postes -ídolos que ele havia derrubado, profanou o templo e adorou deuses estrangeiros, chegando a oferecer seus filhos em ritos pagãos (2Cr 33.1-11).

Conhecendo o profeta e sua mensagem –   O nome hebraico do profeta (Nãhüm) significa “consolo” ou “conforto”. Naum era natural de Elcós, provavelmente uma vila de Judá, situada na metade do caminho entre Jerusalém e Gaza, próximo a Bet Gabre. A mensagem principal do livro é que, por ser santo, o Senhor não pode suportar o mal, seja ele de quem for (1.2-3,7-8; 3.1-7,18,19) Além disso, por ser um Deus soberano, o juízo do Senhor alcança qualquer nação que persista em transgredir suas leis e violar sua justiça.

A santidade do Senhor em contraste com a maldade humana (Na 1) –  O capítulo 1 é um hino que descreve inicialmente a santidade e a majestade do Senhor. Ao contrário do que se pensava na época, o Senhor não é Deus somente de Israel; seu poder e domínio são universais, estendendo-se a toda criação (v. 4-6). Por isso, a natureza santa de Deus não o permite suportar a injustiça, seja ela de quem for (v.1-6)

Conclusão – O domínio e a soberania do Senhor se estendem a todos os povos e nações do mundo. Isso significa que, no tempo certo, o Senhor pedirá contas de todas as ações boas e más que tanto indivíduos quanto as nações praticaram.  Seja um homem, uma mulher ou império poderoso; quer sejamos ricos ou pobres, famosos ou desconhecidos, poderosos ou humildes, jamais ficaremos impunes por nossos pecados e maldades. Porém, devemos lembrar que sempre há lugar para o arrependimento e a aceitação da graça de Deus que se manifesta em Cristo Jesus.

“A grande mensagem deste livro é a boa nova! Naum (Na 1:15) ouviu a voz de Isaías (Is 52:7) que se estendeu até Paulo (Rm 10:15b) e que, em Cristo, disse: “Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”. A “coisa boa” que Naum profetizava, ao longe, era que haverá o dia em que a iniquidade, outrora simbolizada em Nínive, receberá o justo juízo e será totalmente extirpada. Neste tempo glorioso, todos quantos receberam a Jesus Cristo como Salvador poderão desfrutar do verdadeiro e perfeito Naum, o Nehumya, o Deus que consola por toda a eternidade.” (Trecho extraído do estudo produzido pelo irmão Eduardo Costa)

Elaine Amarante – Equipe de Resumos

Veja o estudo completo sobre esta lição no site: http://www.pibrj.org.br/blog/vida-crista/

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: