Habacuque 1-3

“Mesmo não florescendo a figueira, e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3. 17-18)

Conhecendo a situação histórica da nação. Habacuque profetizou depois da destruição de Nínive, em 612 a.C, pois a ameaça para Judá não é mais a Assíria, mas , sim, os caldeus (Babilônia) Porém, suas profecias devem ter sido proferidas antes da primeira invasão de Jerusalém pelos babilônicos, em 605, pois esse evento é anunciado no livro.

Conhecendo o profeta e sua mensagem –   O nome Habacuque significa “um abraço ardente”. […] Mediante a experiência do profeta, o livro nos ensina que quando a injustiça parece prevalecer e quando o juízo de Deus não nos parece muito apropriado, o crente deve esperar e confiar na sabedoria e na perfeita justiça do Senhor.

A resposta divina a maldade humana (Hc 2) –  […] o Senhor responde ao profeta garantindo-lhe que o perverso jamais ficará sem castigo, seja ele quem for. (v. 1-5) […] e o justo viverá pela sua fé (v.6). Aqui a palavra “fé” tem o sentido de “confiante dependência do Senhor, a despeito das circunstâncias da vida”. Neste sentido, o crente deve confiar e depender do Senhor embora nem sempre consiga compreender o que acontece ao seu redor.

Conclusão – Há muitos acontecimentos e situações ao nosso redor e até mesmo conosco que não conseguiremos compreender totalmente. Há situações de maldade, injustiças e sofrimentos para os quais não temos explicações racionais. Diante destas situações, jamais devemos ser levados a atitudes de murmuração ou rebelião contra o Senhor; precisamos confiar na Sua providência e governo; confiar que Ele é bom e sábio. Esta confiança deve nos levar a depender completamente dEle para a condução da nossa existência. No final, precisamos dizer como Habacuque “Ainda que […] tudo pareça tenebroso ao nosso redor, “todavia […]” colocamos no Senhor a nossa confiança e dependência (3.17,18)

Elaine Amarante – Equipe de Resumos

Veja o estudo completo sobre esta lição no site: http://www.pibrj.org.br/blog/vida-crista/

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: