O QUE É ORAÇÃO

Mateus 6; Marcos 1; Salmo 139.

“De madrugada, ainda bem escuro, Jesus levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali começou a orar.”  (Marcos 1:35)

O que é oração? Os próprios discípulos sentiram a necessidade de pedir que Jesus lhes ensinasse a orar. Então Jesus lhes apresentou a oração modelo do Pai Nosso. Ao ler a Bíblia você tomará contato com grandes homens e mulheres de oração como, por exemplo, Abraão, Sara, Moisés, Ana, Davi, Daniel, Paulo, Pedro, mas ninguém teve uma vida de oração tão intensa e tão profunda quanto Jesus.

Os evangelhos apresentam o Senhor Jesus orando em vários momentos. No texto proposto, Evangelho de Marcos, Jesus está no início do seu ministério público, em um dia muito agitado, lidando com todo tipo de pressão, escolhendo quem seriam os seus discípulos, expulsando demônio, ensinando na sinagoga, curando muita gente.

Há pessoas que, ainda hoje, pensam exatamente como Pedro e os discípulos. Acreditam que o tempo gasto com oração seria melhor aproveitado trabalhando. Mas poucas têm a coragem de admitir que, bem lá no fundo, pensam que tempo gasto com oração é tempo perdido.  A maioria das pessoas se inquieta muito mais do que ora. Porque, na verdade, elas acreditam que deveriam estar fazendo alguma coisa, em vez de orar. E por pensarem assim, tentam fazer do tempo, que deveria ser dedicado à oração, um tempo  mais produtivo. É exatamente aí que mora o perigo, quando procuramos transformar o tempo de oração em algo mais produtivo do que apenas estar na presença de Deus.

Oração não é uma relação utilitária com Deus.  Há pessoas que só oram quando precisam que Deus faça alguma coisa. Há pessoas que oram quando precisam que Deus resolva algum problema. Para muitas pessoas, Deus é uma espécie de equipamento, que pode ser ligado e usado. E, quando não se precisa mais dele, pode ser desligado e encostado em um canto.

Oração não é um ritual religioso. Onde praticamos um monólogo vazio, sem sentido, automático, de palavras repetidas. Jesus mesmo nos advertiu quanto à inutilidade das vãs repetições. Então, afinal de contas, o que é oração?  Segundo Henri Nowen, oração é o esforço intencional, concentrado e regular visando criar um espaço para Deus.   Este é o grande objetivo da oração, criar espaço para Deus em nossa vida.

Conclusão. Tudo com o que nos relacionamos ocupa espaço em nós. Tudo o que nos preocupa ocupa espaço em nós. Se vivemos tão ocupados, tão preocupados e tão sobrecarregados, como é que que conseguiremos dar espaço para aquele que diz: “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas as estas coisas vos serão acrescentadas?”

 

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

 

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: