Mateus 6; 7; Lucas 17; Jeremias 29; I Tessalonicenses 5.

“Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que está em secreto, te recompensará.”  (Mateus 6: 6)

 

Qual é o lugar da oração? Jesus respondeu dizendo que o lugar da oração é o quarto secreto. No grego mais antigo, o termo quarto secreto significava depósito ou despensa do administrador da casa. Isto é, um lugar onde ninguém suspeitaria encontrar alguém orando. Só o administrador tinha acesso a aquele lugar, uma vez que era o seu lugar de privacidade.

Ao orarmos, devemos fazer do mais profundo do nosso ser. Esta, seria a melhor interpretação para as palavras de Jesus, pois o mesmo também orava em público. Jesus não está fazendo um contraste entre público e privado, mas, sim, entre a hipocrisia e a sinceridade. Nos primeiros versículos do capítulo 6, Jesus está recriminando os hipócritas que oram em pé nas esquinas a fim de serem vistos e louvados pelas pessoas. O problema apontado por Jesus não é tanto uma questão de localização, mas sim, de atitude.

Como devemos orar a Deus no quarto secreto?

1) Com humildade. “Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e a porta vos será aberta. Pois todo o que pede recebe; quem busca, acha; e ao que bate, a porta será aberta.” (Mt 7:7,8)

2) Confiando na bondade de Deus. Jesus nos ensinou a confiar na bondade de Deus. “Quem dentre vós, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir ´peixe, lhe dará uma cobra?” (Mt 7:9,10)

3) Com perseverança. Perseveramos em oração a fim de aprender todos os dias a nos submeter à vontade do Pai. Oramos perseverantemente para trazer à nossa memória tudo aquilo que traz esperança. Oramos todos os dias para nos lembrarde que nada poderá nos afastar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Oramos sem cessar porque sabemos que Deus não se esqueceu de nós e que vai fazer a nossa justiça brilhar como sol do meio-dia.

Conclusão. Nesses dias de grande exposição da vida privada, as palavras de Jesus chegam a nós, convidando-nos a reecontrar o caminho para o nosso “quarto secreto”, porque é na dimensão do coração que Deus quer se encontrar com os seus filhos.

Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: