Escolha e preparo dos Discípulos.

(Mateus 10;11)

“E quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim”. (Mateus 10.38)

 

Jesus nomeia os 12 discípulos. O sermão de ordenação tem como propósito encorajar e preparar cada um deles. O preparo desses líderes é um modelo que Jesus nos ensina, pois escolher líderes na igreja não é tarefa fácil, mas precisamos de tais pessoas para orientar o povo de Deus. A liderança muitas vezes é uma caminhada solitária, mas vale a pena porque estamos servindo ao Rei dos reis. São essas as lições do Mestre:

Autoridade: É o direito ou poder de ordenar de decidir. Não é o poder de quem manda ou é mais forte. É o poder com autoridade de vida porque prega e vive o que diz. Os 12 escolhidos tinham autoridade, por isso, tiveram sucesso, com exceção de Judas.

Nomear as tarefas: “[…] expulsar os espíritos imundos e curar todo tipo de doenças e enfermidades”. Naquele tempo não havia tantos médicos e hospitais como hoje e as doenças grassavam o povo. Ser curado por mais simples que fosse a doença, era um alívio. Jesus atendeu as maiores necessidades e continua fazendo o mesmo até hoje.

Aonde ir primeiro: Jesus tinha métodos claros e fáceis de entender. Pede para anunciar primeiro aos judeus, aos de casa, depois aos demais. Primeiro temos que anunciar a chegada do Rei em nossa própria casa. “O lar cristão é a maior fábrica de missionários”, já dizia o escritor Rubem Amorese.

Sobre o que falar: “[…] e indo, pregai, dizendo: O reino do céu chegou.” Com a palavra de anúncio mostravam os milagres de cura e libertação. Não eram discursos de “enrolação” como vemos hoje, mas uma mensagem clara e bíblica. Orientação simples, mas precisa.

A bagagem: Que não tivessem muita coisa para carregar. Jesus mostra a urgência em anunciar a chegada do reino e orienta para que tenham o mínimo possível para se locomoverem sem embaraços.

Bem ou mal recebidos, o que fazer? Mesmo levando boas-novas de salvação, Jesus avisa que em alguns lugares seriam muito bem recebidos e em outros não. Ser hospitaleiro é um dom do Espírito.

Avisou sobre relacionamentos: Avisa que cada um deles é como uma ovelha indo para o meio de lobos. Orienta para que sejam simples como as pombas e astutos como as serpentes. As dificuldades vão aparecer, se preparem. Os ataques virão e de pessoas que menos se espera.

Traição e perseguição: Mesmo com a melhor mensagem e intenções, o anunciador do reino sofrerá traição e perseguição. Mas Jesus anima dizendo para não temerem, pois terão o advogado divino colocando palavras de sabedoria em suas mentes. Enfatiza a serem como o seu Senhor.

Adverte sobre a quem temer: Jesus ensina a diferenciar o medo. Não devem ter medo do inimigo que pode destruir o corpo, mas o que pode destruir a alma e ir para o inferno. Portanto, coragem. Vão em frente que estou com vocês.

Desafia cada um a confessar o reino de Deus em sua vida: Servir a Cristo não é sacrifício pois estamos seguindo o único líder que nos leva à presença de Deus.

No capítulo 11, João Batista é preso por ter denunciado corajosamente o casamento adúltero de Herodes Antipas com Herodias. Mesmo preso e sabendo das realizações de Jesus, João manda perguntar ao mestre se Ele é mesmo o que haveria de vir. A resposta de Jesus é clara: vocês mesmo estão vendo o que faço, então voltem e contém a ele. Em seguida Jesus traça um lindo testemunho sobre João Batista.

As instruções foram dadas e o desafio de segui-lo serve para todos nós. Agora está em nossas mãos aceitar ou rejeitar. É uma decisão individual. Cada um de nós irá prestar contas diante de Deus. Por isso, tomar a cruz e seguir o Mestre é a melhor escolha. Você está pronto?

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: