A Saída do Egito

(Êxodo 14-17)

“O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele se tornou minha salvação; ele é o meu Deus, portanto, eu o louvarei, é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.” (Êxodo 15.2)

Introdução. As palavras de Deus a Moisés – “Eu endurecerei o coração de faraó” indicam que, na sua presciência, Deus sabia que o coração de faraó não seria quebrantado mesmo diante de tão poderosas manifestações da misericórdia do Senhor.

Provados pela incredulidade. Durante a noite, mas em ordem, enquanto os egípcios choravam a misteriosa morte dos seus primogênitos, os israelitas deixaram o Egito. Faraó teve um raciocínio materialista: “Que foi que fizemos, permitindo que Israel saísse e deixasse de nos servir? (Ex. 14:5). Quando os israelitas viram o exército egípcio vindo contra eles, sentiram-se perdidos. Reclamaram formalmente com Moisés declarando que teriam preferido servir aos egípcios como escravos e culparam seu líder por tê-los tirado do Egito para serem mortos no deserto (Ex.14: 11,12). Todas as provas do poder de Deus que eles tinham visto até então não foram suficientes para que eles cressem que Deus podia livrá-los.

Provados pelo medo. Moisés sabia o que iria acontecer e clamou a Jeová. A resposta de Deus foi: “Por que clamas a mim? Ordena aos israelitas que marchem” (Ex. 14:15). Moisés estendeu o seu bordão sobre o mar e Deus fez soprar um vento oriental que separou as águas, deixando aparecer o fundo seco do mar. Todos os soldados de faraó e seus cavalos morreram afogados e seus carros foram submersos. A única explicação para o fenômeno é a intervenção de Deus. O vento oriental foi uma ferramenta de Deus que soprou na hora certa para o milagre.

Provados pela fome. Como seria fácil prever, um mês e quinze dias depois da partida do Egito, faltou comida e a fome apertou. Foram reclamar com Moisés (Ex. 16:3). Deus mandou o maná. Os israelitas comeram do maná por 40 anos, mas não entenderam o que ele significava. 1)O maná mostrou que há um único Deus e que esse Deus misericordioso jamais fica indiferente às necessidades do povo.2)O maná tem um significado profético. Deus supre o pão físico para o corpo, mas dá também o alimento da sua Palavra para o espírito. 3)Deus vai alimentar o seu povo com os frutos da terra prometida, assim como agora no deserto, onde não se pode plantar o trigo, Deus manda o pão do céu.4)O maná desce do céu. Não brota da terra. É mais uma intervenção sobrenatural de Jeová o para que os filhos de Israel olhem para o alto.

Aplicação para os nossos dias. A jornada do povo de Israel desde o Egito até a terra prometida foi marcada pela murmuração. É muito desagradável quando o povo de Deus deixa de ver as bênçãos e se põe a queixar. Qual tem sido a sua atitude ao passar por provações? Queixas ou gratidão?

Marcia Pinheiro – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: