A ocupação da terra

(Josué 12.1-6; 13-17; 18.11-28;19)

São estas as heranças que os filhos de Israel tiveram na terra de Canaã, o que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das tribos dos filhos de Israel lhes fizeram repartir por sorte da sua herança, como o Senhor ordenara por intermédio de Moisés, acerca das nove tribos e meia.

(Josué 14.1,2)

Foram vitórias marcantes do povo de Israel para conquistar a terra prometida. Foram muitas terras conquistadas. Moisés e os israelitas os derrotaram e, após a vitória, Moisés distribuiu a terra entre os rubenitas, os gaditas e à meia tribo de Manassés.

Josué estava velho e avançado em idade, e havia muitíssima terra para conquistar, disse o Senhor. Restavam as terras das regiões dos filisteus e as dos gesureus. Era necessário repartir a terra de Israel como herança às nove tribos e à meia tribo de Manassés. A outra meia tribo os rubenitas e os gaditas já haviam recebido a sua herança do Jordão oriental.

Moisés outorgou como herança às tribos de Rúben, Gade e a metade oriental de Manassés, o território da Transjordânia. Tudo está registrado, inclusive as fronteiras nos versículos de 8 a 33. A tribo de Levi não recebeu herança, ela tinha o Senhor por herança.

O próprio povo era responsável pela repartição da terra, e Josué contribuía organizando. Há uma tradição que atribui a Eleazar, o sacerdote (filho de Arão) como o responsável, junto com Josué.

Calebe reivindicou a herança prometida por Moisés em Cades Barneia, porque ele perseverava em seguir ao Senhor em sua espionagem na terra. Haviam passado 45 anos desde a promessa do Senhor de que Calebe receberia uma herança na terra de Canaã. Calebe estava com 85 anos, Deus preservou a vida e suas forças e ele recebeu sua herança. Deus é fiel para com aqueles que o seguem com integridade, e Calebe ficou com as terras de Hebrom. Calebe realiza o desejo de seu coração e expulsa de Hebrom os três filhos de Anaque. Otniel toma Debir. Ele se casa com Acsa e torna-se genro de Calebe. Ela pediu fontes de água e seu pai lhe deu.

Os Efraimitas, das tribos de José, não expulsaram os cananeus de Gezer, e os cananeus tornaram-se servos sujeitos ao trabalho forçado. Os filhos de Manassés não puderam expulsar os habitantes das cidades que os cananeus residiam, e mais tarde, também sujeitaram os cananeus a trabalho forçado.

Josué desafia os filhos de José para ganharem espaço extra, uma vez que eles haviam reivindicado uma partilha adicional. Josué fala às tribos de Efraim e Manassés que a região

montanhosa seria deles, e para isso deveriam cortar o bosque. Eles teriam a incubência de expulsar os cananeus, que tinham carros de ferro e eram fortes.

Existiam dois agrupamentos da cidade de Benjamim. O primeiro grupo abrangia as cidades do lado oriental e se estendia pelo sudeste de Efraim e o segundo grupo para as cidades do lado ocidental.

As heranças são distribuídas a Simeão, Zebulom, Issacar, Aser, Naftali, Dã e Josué. Os israelitas reconheceram os esforços de Josué e deram herança no meio deles. Conforme ordem do Senhor deram a cidade que ele pediu Timnate Sera, na região montanhosa de Efraim, ali ele edificou a cidade e habitou lá.

Conclusão: Como é gratificante para o líder chegar à etapa final. Quando temos uma tarefa a executar, não podemos procrastinar, é necessário fazer o que tem que ser feito. Lá na frente vamos comemorar a vitória daquilo que foi idealizado. O povo passou 40 anos no deserto até chegar à terra que mana leite e mel, a terra prometida, a terra de Canaã, mas valeu a pena. Confiar na direção de Deus e seguir as suas ordens foi o segredo do sucesso.

 

Catarina Damasceno – Equipe de Estudos e Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: