As Primeiras Ações Terrenas no Ministério de Jesus

(João 2)07

“Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galilelia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.” (João 2:11)

O casamento judaico. João começa narrando o ministério de Jesus com uma festa de casamento. Era uma das festas mais importantes nas famílias judaicas. Marcavam, com bastante antecedência. Em Caná da Galileia, por ser uma cidade pequena, todos estavam com muita expectativa. Muitos foram convidados, inclusive, Maria, mãe de Jesus, ele também com alguns dos seus discípulos. Jesus participava de vários eventos; para ele não tinha tempo ruim.

A falta do vinho na festa do casamento (Jo 2:1-6). Faltar vinho no casamento judaico seria o mesmo que ir hoje a uma festa de casamento e não ter o bolo da noiva e refrigerante. Já pensou? Maria vai a Jesus avisá-lo que de que o vinho acabou. Ficar sem vinho numa festa de casamento era humilhação para o noivo e sua família. A festa de casamento durava uma semana e assim as pessoas iam e voltavam no outro dia e o vinho ia se acabando, por isso, a falta.

A transformação da água em vinho (Jo 2:7-11). No mundo judaico havia talhas cheias de água para as pessoas lavarem as mãos antes de entrarem para os encontros com os demais. Era o meio de purificação como assim o chamavam. Essas talhas eram feitas de pedras e conservavam a água mais fresca. Tinham capacidade de 100 litros cada e, sendo seis, seriam 600 litros no total. Muita água para que todos ficassem à vontade para a purificação e a entrada na festa. O de qualidade inferior era servido mais no final da festa, porque todos já estavam satisfeitos. Jesus dá a ordem e as talhas são enchidas de água e aí o Mestre-sala descobre que, para o final, ficou o melhor vinho, o que não era o costume da época.

Jesus purifica o templo (Jo 2:13-25). Depois de um tempo na Galileia com os discípulos e a família, chegou a Páscoa dos judeus e Jesus foi a Jerusalém onde o povo se reunia no templo para a comemoração da Páscoa, a festa mais importante para eles. Todo judeu homem, que vivia num raio de 30 quilômetros de Jerusalém tinha que estar presente no templo. O templo de Salomão tinha sido destruído. O rei Herodes construiu outro no lugar. O sumo sacerdote era a única pessoa que tinha permissão para entrar no Santo dos Santos, e só uma vez por anos, no Dia da Expiação.

A declaração bombástica de Jesus (Jo 2:19). No versículo 19, Jesus faz uma declaração bombástica que o povo não entendeu nada. “Jesus lhes respondeu: Destruí este santuário e

eu o levantarei em três dias”. Ele estava se referindo a ele mesmo que ressuscitaria no terceiro dia. Foi nessa ocasião, na ressurreição, que todos lembraram de suas palavras e entenderam o que ele dissera (v.22, 23).

Desafio. Descreva algumas mudanças que precisam ser feitas em sua vida a fim de que Jesus possa transformá-la em algo extraordinário.

Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: