Pr. João Soares da Fonseca

Áudio Pastoral

Viveu na Alemanha um pastor luterano chamado Johann Wichern (1808-1881). Seu ministério, que incluía um projeto social de sua igreja, consistia em cuidar de uma casa que atendia crianças pobres.
Quando chegava novembro, as crianças sempre o bombardeavam com perguntas sobre a proximidade do Natal. Para tentar aliviar a ansiedade delas, ele resolveu criar alguma coisa concreta, um recurso visual que pudesse dizer a elas que o Natal não estava longe. Inspirado em práticas da Igreja que remontavam ao século IV, inventou, em 1839, uma coroa, uma guirlanda, a que chamou “Coroa do Advento”. Funcionava assim: a cada domingo antes do Natal, a coroa era trazida, e uma vela colorida era colocada e acendida, para lembrar que o Natal se avizinhava. Como as crianças gostaram, a ideia pegou, e daí a pouco outros pastores passaram a adotá-la nas igrejas durante o mês de dezembro. Até hoje, em várias culturas do Hemisfério Norte, as igrejas preparam uma coroa do Advento.
O primeiro domingo de dezembro em nossa igreja marca a estreia da decoração do Natal. Todo ano, um seleto grupo de irmãos se reúne para pensar e produzir os itens que embelezam o nosso santuário. Este ano, a temática escolhida foi a da “coroa do advento”.
Na antiguidade, os vencedores ganhavam uma coroa, e esta se tornou símbolo de vitória. O Natal representa a vitória do amor sobre o ódio, do perdão sobre o castigo, da vida sobre a morte, da esperança sobre o desespero, do significado sobre o vazio, da fé sobre a incredulidade.
A arte de Marlene Vasconcelos, que nos encanta e se supera a cada Natal, é obra executada por várias mãos, orientadas pela Gerência Administrativa. Funcionários e membros da igreja juntam esforços e competências para nos oferecer essa festa para os olhos.
Possam as alegrias da celebração da chegada de nosso Salvador aproximar-nos uns dos outros e todos de Deus!

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: