Min. Eduardo Transcoveski

“Por vezes, é o fundo que torna uma fotografia famosa.”

Não conhecemos Lee Feinberg, mas já fomos impactados pelos seus feitos. Engenheiro da NASA, ele liderou a construção do telescópio James Webb, o mais poderoso telescópio existente, que levou 25 anos para ir ao espaço e está mudando completamente a forma como vemos o espaço. Ao fotografar uma única estrela, o revolucionário telescópio James trouxe à luz milhares de informações secundárias sobre o espaço, como outras galáxias e planetas. Foi então que Lee Feinberg disse a frase acima, que intitula essa escrita – “Por vezes, é o fundo que torna uma fotografia famosa”. Podemos interpretar suas palavras dizendo que são os elementos em segundo plano que valorizam o elemento principal.

Assim como numa foto, que os detalhes por trás do personagem principal constroem um ambiente favorável, nós, também, em algum momento de nossas vidas, podemos ser elementos de beleza que valorizam o outro. Penso em três nomes bíblicos que me parecem estar em segundo plano: Arão, irmão do incomparável líder Moisés (Êxodo 6.20); Jônatas, amigo íntimo do grande personagem Davi (1 Samuel 18. 1); e Barnabé parceiro do admirável apóstolo Paulo (Atos 14.12-14). Se você olhar rapidamente na foto dessas três histórias, você verá Moisés, Davi e Paulo em primeiro plano, bem no centro da foto. Mas, se olhar a paisagem toda, ao fundo, ali estarão: Arão, Jônatas e Barnabé compondo a beleza dessas histórias.

Se por algum motivo, que você até desconheça, foi escolhido para estar no centro da foto, reconheça que o quadro não é feito só da sua imagem. Há muitos outros elementos artísticos compondo a obra. São fragmentos de pura arte que se somam a você.

Caso você não seja o centro das atenções, mas se sente como o fundo de uma foto, reconheça seu valor, pois você também é parte importantíssima na obra de arte que está sendo admirada. Você está lá sob os olhares de um admirador mesmo quando ele nem o identifique.

A igreja deve ser esse lugar de valorização daqueles que estão no fundo da foto. Nossa comunidade cristã, a Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, acaba de sair de suas comemorações de 138 anos de fundação. Somos um ministério construído por grandes homens e mulheres responsáveis como Moisés, Davi e Paulo, que não trouxeram a igreja até hoje sozinhos, pois homens e mulheres como Arão, Jônatas e Barnabé se fizeram presentes. Estes deixam a foto histórica desta igreja mais bela, digna de ser apreciada e interpretada por muitos.

Sem você não há foto famosa!

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: