Pr. João Soares da Fonseca

Áudio Pastoral

O Diabo sussurra aos interessados no evangelho que não é preciso ter pressa: você é jovem ainda; tem muito tempo; precisa primeiro conhecer a vida, o mundo…

Como não há pressa? Esta é a mais importante de todas as questões nesta vida. Mais importante que a sua profissão, que a escolha do seu cônjuge, seus investimentos financeiros…

A irmã Nanci de Souza tinha um vizinho que passou praticamente a vida toda construindo uma casa para a aposentadoria. Não tinha tempo para os amigos, nem para Deus, nem para a igreja porque estava construindo a casa do futuro. Até que chegou a aposentadoria. Nas palavras da própria irmã Nanci: No ano de 1969, um vizinho levou mais de dez anos construindo a sua casa. Gastava nisso o salário e toda a economia dos filhos. Nada de lazer. Nada de desperdiçar com lanches. Quando a casa ficou pronta, era Natal, mas ele afirmou que ainda não era o tempo da mudança, pois não queria nada usado na casa nova. Isso significava mais um ano de trabalho para mobiliar e comprar tudo novo, desde os grandes móveis ao menor dos talheres.

Enfim, chegado o grande dia, ele mandou ornamentar tudo com muitas flores. Era uma surpresa para a esposa. Todos daquela rua estavam curiosos para ver a entrada da família na nova residência. Quando a esposa chegou, eles começaram a subir os degraus. Nesse instante, porém, o homem sofreu um enfarte fulminante, e seu sonho terminou no primeiro degrau. Aquela casa nunca viu alegria, sendo vista sempre fechada e sem o brilho de um lar. A Bíblia diz: “Agora escutem, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!’ Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece. O que vocês deveriam dizer é isto: ‘Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo’” (Tiago 4.13-15, NTLH).

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: