Pr. João Soares da Fonseca

Áudio Pastoral

Em tempos remotos, os reis contratavam um funcionário com uma tarefa especial: o palhaço da corte iria diverti-los. Era chamado o bobo da corte. A palavra bobo aí não tinha a conotação de humilhação. Era apenas alguém que divertia os outros em função de sua ingenuidade; era um humorista que o rei tinha à sua disposição constantemente, já que não havia televisão nem Youtube.
Havia um rei que gostava demais do seu bobo. O bobo ia fazer uma longa viagem da qual só retornaria anos depois. O rei o chamou à sua presença, elogiou-o e lhe deu de presente uma bengala de ouro, dizendo:
– Você é o melhor bobo que existe no meu reino. Por isso quero lhe dar esta bengala. Com uma condição: Se você encontrar um bobo mais bobo que você, dê-lhe esta bengala.
O bobo saiu para a viagem. Passou muito tempo fora. Um dia retornou ao reino e soube que o rei estava muito enfermo. Quis visitá-lo. Junto ao leito, o bobo disse:
– Majestade, lamento que esteja enfermo e lhe desejo melhoras.
– Obrigado, bobo. Estou para fazer uma viagem. Mas não haverá retorno.
– Vossa Majestade se preparou para essa viagem?
– Não, bobo, não me preparei.
– Mas, majestade, para onde está seguindo numa viagem assim?
– Bobo, isso eu não sei.
O bobo ficou pensativo por alguns instantes. Depois, pegou a bengala de ouro, deu-a ao rei, dizendo:
– Ó rei, quando vossa majestade me deu essa bengala, ordenou-me que deveria dá-la de presente a alguém que eu encontrasse que fosse mais bobo que eu. Quando fiz minha viagem, sabia aonde estava indo e me preparei para ela. Vossa majestade vai fazer uma viagem e não sabe para onde está indo? Desculpe, mas acho que encontrei um bobo mais bobo que eu. É sua a bengala de ouro.
Pensando nessa viagem, a mais importante que o ser humano um dia fará, foi que Deus confiou a Amós estas palavras: “Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus” (Amós 4.12). Você está preparado?

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: