Revista Compromisso Ano XII N°446 2T2018

O RETRATO DO PECADO ONTEM E HOJE

Carta aos Romanos

Romanos 1

“não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (…) porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé(…): o justo viverá pela fé.” Rm 1.16,17

O apóstolo Paulo escreve essa carta aos habitantes de Roma, cidade importante, capital do império, um lugar de incrível pluralidade cultural, política e religiosa. Por sua proeminência, era influenciadora e exemplo de vários comportamentos, neste primeiro capítulo da carta, o alerta é sobre as práticas sexuais pecaminosas.

“A argumentação paulina era simples: o poder e atributos de Deus eram perceptíveis claramente pela obra da criação (v.20). Porém, por terem rejeitado o próprio Criador e qualquer desejo de se relacionar com ele, a humanidade foi entregue aos seus caprichos, levando-as a pecados como degradação do corpo (v.24), os relacionamentos sexuais contrários ao padrão divino na criação (v.26,27) e á maldade em relação ao próximo, gerando uma gigantesca lista de condutas indignas (v.29-31).” (p.12)

Apesar de ter sido escrita há tantos anos, seu conteúdo continua atual: a degradação humana levada pelos seus desejos pecaminosos.  Sim, essa carta fala do amor e da graça de Deus, mas também expõe a rejeição do Senhor ao pecado e como devemos nos afastar e nos arrepender de comportamentos que divergem da Palavra.

“Precisamos compreender que viver pela graça não significa viver sem nenhum tipo de planejamento de vida, como algumas pessoas creem, mas, sim, seguir sues passos com a consciência viva de que Deus existe, enviou Seu Filho para nos salvar e esperar manter um relacionamento conosco”. (p.13)

 

Resumo feito por Maria Luiza Pinheiro

Equipe de estudos e resumos do MEC

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: