Ministra de Crianças Kely Decotelli

A alegria proposta

 

E se tivéssemos o poder de ir do futuro para o passado para dizer a nós mesmos que “vai passar!”? Você já pensou nisso depois de sentir o alívio de alguma dor?

No início de minha adolescência, tinha o hábito de escrever em diários meus sentimentos e experiências. É impressionante como alguém com apenas 13 anos pode sofrer! Hoje, lendo esses registros, que ainda guardo, penso que se eu pudesse diria aquela menina que “tudo iria passar”, que o alívio viria, que aquela roupa tão desejada sairia de moda, que aquele rapaz deixaria de ser interessante e que outras dores chegariam e substituiriam aquilo que parecia intransponível. Eu diria também que Jesus estaria claramente presente trazendo a alegria de seu cuidado, mas os processos são necessários. A questão é como passamos por eles.

Quando o apóstolo Paulo escreveu à igreja de Filipos “Alegrai-vos sempre no Senhor; e novamente vos afirmo: Alegrai-vos!” (Filipenses 4.4), ele estava preso e as circunstâncias não lhe eram favoráveis. No entanto, ele encoraja os crentes a permanecerem alegres. O termo SEMPRE pode parecer até conflitivo, considerando a realidade que vivemos atualmente (assim como também a realidade dos cristãos do primeiro século). No entanto, Paulo especifica que essa alegria está fundada NO SENHOR e não nas circunstâncias.

O autor do livro de Hebreus, nos ajuda compreender tal perspectiva a partir da experiência de Jesus, quando nos alerta a passar pelos processos: “tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz” (Hebreus 12:2). Em algum aspecto, saber que uma alegria lhe estava proposta no futuro, ajudou Jesus a suportar a cruz.

A alegria proposta no futuro de Jesus era nossa salvação, redenção e justificação; era a vida eterna e abundante que viveríamos através de sua graça; era a vitória sobre o pecado e seu preço, que antes nos condenava.

Essa alegria já conquistada na cruz por Jesus é viva em sua vida? Ela te alimenta e te mantém firme nos processos dolorosos pelos quais se tem que passar (e eles vão passar!)?

Que a graça já derramada sobre nós através de Jesus nos faça sentir a alegria que transborda circunstâncias momentâneas e nos ajuda a seguir em frente, pois o presente vai passar!

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: