CHEGADA A JERUSALÉM

(Marcos 11)

“E tanto os que iam à frente deles como os que o seguiam, exclamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Marcos 11:9)

Triunfo na visão do reino dos céus (11:1-6). Este é um dos momentos significativos no ministério de Jesus: a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. William Barclay argumenta: “Quando Jesus entrou em Jerusalém, naquele dia, reclamou para si o título de Rei, mas deixou claro que queria ser um Rei de paz. Sua cidade contradizia tudo o que o povo dessa cidade queria e esperava.

Uma digna recepção (11:7-11). Jesus organizou a entrada triunfal, não deixou as coisas para o último momento. Suas ações para entrar em Jerusalém evidenciam sua convicção de missão em escolher um jumentinho para entrar em Jerusalém. Ele era o Hamashiah – em hebraico, o Messias.

Não são apenas eles que não entendiam s significados (11:1-14;19-21). O acontecimento no templo e o evento da figueira explicam-se mutuamente”. João Batista disse aos religiosos de plantão que o machado já estava posto na raiz da árvore (Mt 3:10). Espiritualmente, Israel já sinalizava que deveria ter frutos, mas apenas aparentava. A partir de então, os frutos viriam para quem estivesse ligado na videira verdadeira (Jo 15:5).

Uma desapropriação necessária (11:15-18). Jesus cita o profeta Isaías (Is 56:7), onde o profeta declara que o templo seria casa de oração, um lugar reservado para uso sagrado. Além do Senhor acusa-los de profanar o templo, usando-o para fazer negócios escusos com a participação dos líderes religiosos, inflacionando os animais, explorando os peregrinos. Barclay comenta: “O que provocou a ira de Jesus foi o fato de que os pobres peregrinos foram depenados, explorados e oprimidos”.

O efeito da fé (11:22-26). A fé é mais que um sentimento religioso, se alguém não a tem, nenhuma tentativa de explicação e conceito poderia ajudar nessa hora. Queremos enfatizar que a fé bíblica não tem a ver com pensamento positivo, nem crendice popular. Paulo diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17). A fé tem um parâmetro, e é a Palavra de Deus. O comentarista Hendriksen define assim: ”Na janela da alma, através da qual o amor de Deus penetra abundantemente. A mão aberta, pela qual o ser humano aproxima-se de Deus, o Doador”. O engate que liga o trem humano ao motor divino. O tronco da árvore da salvação, cuja raiz é a graça e cujos frutos são as boas obras.

Professora Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

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