ENSINOS E EXEMPLOS

(Marcos 12)

“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a alma, de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças. E o segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que esses.” (Marcos 12:30,31)

A parábola dos lavradores maus (12:1-12). O que essa parábola tem a ver com a salvação? O eu essa parábola ensina a uma sociedade marcada pela desigualdade social? Qual é o nosso compromisso como administradores da vinha do Senhor? O proprietário da vinha é Deus. A própria vinha é o povo de Israel. Os lavradores representam os dirigentes de Israel ao longo da história da nação. Os servos que o amo enviou representam os profetas. O Filho é o próprio Jesus.

Uma concepção equivocada a respeito da eternidade (12:18-27). Os saduceus não criam em ressurreição, milagres, anjos e espírito. Segundo Barcley, “a função de sumo sacerdote normalmente era desempenhada por um saduceu, um partido rico de aristocratas”. Eles haviam erradamente presumido que haveria continuação do relacionamento conjugal na eternidade. Jesus deixa bem claro que os erros eram decorrentes do desconhecimento das Escrituras sagradas e do poder de Deus.

Uma concepção correta a respeito da vida com Deus (12:28-34). Um escriba interroga Jesus sobre qual é o principal de todos os mandamentos (v.28). Jesus resume em amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. O significado do mandamento amar a Deus é que ele deve ser amado com a capacidade que o homem possui. Este é o alicerce e o resumo da obrigação total do homem para com Deus.

Ensinos a respeito do Messias (12:35-37). Cristo e Messias são em realidade a mesma palavra em grego e em hebraico, e ambas significam Ungido. O que Jesus busca ensinar é que o Messias é muito mais. O que havia de vir não só era filho de Davi, este seria o Senhor de Davi. O problema era que o título Filho de Davi trazia a ideia de um Messias envolto de finalidades meramente políticas e nacionalistas. Era um termo com grande relevância teológica, mas a concepção popular o esvaziava indicando um reino terrestre. Jesus descontrói essa ideia popular e equivocada a respeito do Messias.

Professora Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: