A Revelação de Deus

(João 1:1-51)

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14)

Os quatro Evangelhos. Temos quatro evangelhos na Bíblia: Mateus, Marcos, Lucas e João. Os três primeiros são chamados Sinóticos (a mesma ótica) porque narram os mesmos acontecimentos. Repare que são, praticamente, os mesmos acontecimentos. Todos os quatro mostram o ministério de Jesus e seus feitos entre o povo. Repare que os três primeiros evangelistas preparam o povo para o que iria acontecer. João não se preocupa com a preparação da chegada, mas já entra no assunto direto declarando que o VERBO chegou.

O Evangelho de João. Já no Evangelho de João ele começa com uma declaração na qual vai fundamento a toda a sua narrativa. Segundo McConkie, o Evangelho de João é um relato dirigido aos santos, aos já convertidos a Cristo. Na verdade, um Evangelho para a igreja. Por isso, começa com a declaração da divindade de Jesus. João se preocupa em narrar os acontecimentos do ministério de três anos de Jesus. João deixou a Palestina e foi viver na cidade de Éfeso e escreveu o Evangelho, as três cartas que estão no Novo Testamento. O Apocalipse foi escrito quando estava preso na Ilha de Patmos.

A ênfase do Evangelho de João. Como o evangelista João descreve todos os acontecimentos de uma forma diferenciada dos outros três, ele já entra direto no assunto sobre Jesus logo no primeiro capítulo. Começa com uma afirmação bombástica e profunda. Usa metáfora que é uma figura de linguagem para fazer comparações por semelhança. É usar a palavra com o significado da outra. Em João 1:1 – 3:14, João começa apresentando quem era Jesus, o mesmo que nós ao apresentar um amigo ao outro, dizemos: “este é fulano, professor da EBD da igreja tal”. Ele apresenta como Verbo. Verbo vem do latim “verbum” que significa “palavra”. Verbo contém a noção de ação, do processo ou estado e, numa frase, na sintaxe exerce o núcleo da frase. O verbo é o centro da frase é que lhe dá significado. Se Jesus é o Verbo, significa que ele estava em ação junto com o Pai. Ele estava na criação e acompanhou todas as coisas que foram criadas como dizem os versículos acima. Verbo é ação. Jesus é o Verbo, Deus em ação que se sujeitou a vir ao mundo para abrir o caminho para todos os pecadores. É um Verbo ativo. Verbo também significa “Palavra”.

A narrativa do evangelista João sobre João Batista. Do versículo 19 ao 34, o discípulo João, o evangelista, narra a missa de João Batista sem demonstrar qualquer sentimento de inveja pelo que iria acontecer. João Batista era o primo de Jesus e anuncia a presença do Salvador e diz: “Eu não sou o Cristo” (v.20). Nos versículos 43 a 51, João apresenta a lista

dos discípulos que forma se agregando enquanto Jesus caminhava para a Galileia. Filipe, da mesma cidade de André e Pedro, recebe o convite de Jesus e o segue. Depois, falaram com Natanael que duvidou se alguém importante poderia vir da cidade de Nazaré. A sabedoria de Jesus em conversar com as pessoas permitiu dar oportunidades de declarações marcantes sobre sua divindade de quem estava duvidando.

Entre Nós. 1) Qual ou quais destes fatos narrados lhe chamaram mais a atenção? 2) Por quê? Cite alguns detalhes. 3) Se você fosse João Batista ou parente dele, o que diria diante dos comentários das pessoas sobre Jesus? Como você analisa a atitude de João Batista?

Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: