Pr. João Soares da Fonseca

Áudio Pastoral

Tim Hansel (1941-2009) era professor no ensino fundamental na Califórnia na década de 60. Recusando-se a aceitar o desinteresse de seus alunos pelas aulas, resolveu sair com eles em excursões pelo deserto e pelas montanhas. Fez muitos passeios didáticos, e os alunos passaram a admirá-lo e às suas aulas ao ar livre. Até que um dia sofreu um acidente grave: como fazia frio e havia muito gelo, o professor caiu numa fenda, fraturou uma vértebra e ganhou uma hérnia de disco cervical. Com a coluna assim prejudicada, passou a conviver com dores insuportáveis, que o acompanhariam até o fim da vida. Muitas vezes, durante os cultos de sua igreja, permanecia firme, sentado, sofrendo em silêncio, apesar de toda a medicação.

Tanto Tim como sua família oravam confiante e insistentemente a Deus, pedindo a sua cura. E um dia, o milagre aconteceu: Tim descobriu-se com o dom de escrever. Escreveu 12 livros com mensagens de esperança e superação. Tais mensagens chegavam aonde Tim não podia estar. O mais famoso desses livros chama-se Você Tem que Continuar Dançando, publicado em 1979. Nele, Tim confessa: “Orei centenas senão milhares de vezes para que o Senhor me curasse – e finalmente ele me curou. Ele me curou da necessidade de ser curado, e me deu a sua paz dentro da minha dor. Hoje, a alegria é minha – alegria misturada com dores ainda constantes – é a alegria de estar vivo”. Às vezes, Deus faz isso: muda a situação em nosso redor. Outras vezes, ele muda a nossa perspectiva em relação àquela situação. Ninguém vive isento de lutas. Como avisou Jesus, “no mundo tereis tribulações, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33).

A frase mais popular de Hansel, no entanto, é esta: “A dor é inevitável; o sofrimento é opcional”, frase muitas vezes atribuída equivocadamente ao poeta Carlos Drummond de Andrade. “O que conta”, escreveu Tim, “não é tanto o que nos aconteceu; mas sim o que aconteceu dentro de nós”.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: