Pr. João Soares da Fonseca

Deus Transforma Inveja em Bênçãos

Por inveja pura, os irmãos de José o odiavam. É que ele sonhava sonhos grandiosos, e, na sua ingenuidade, comunicava isso aos irmãos. Tiveram primeiro a ideia de matá-lo. Mas depois, pensando melhor, se perguntaram por que não ganhar uns trocados com a vida dele? E o venderam como escravo aos midianitas. Há máfias internacionais hoje ganhando dinheiro, vendendo a vida, a liberdade e juventude de muitos jovens, especialmente se forem do sexo feminino. Os midianitas estão por aí, trabalhando em parceria com os irmãos de José.

Foi assim que José foi parar no Egito. Sem pátria, sem família e sem liberdade, ele foi feito escravo doméstico na casa do Dr. Potifar, alto oficial de Faraó. Mas há um detalhe que o texto não omitiu, graças a Deus: “O Senhor Deus estava com José” (Gênesis 39.2, NTLH).

E quando o Senhor está com José, as mais duras provas não o derrotam. Podem afligi-lo, assustá-lo, abatê-lo, preocupá-lo por algum tempo, mas não o derrotam. Quando o Senhor está conosco, as mais gritantes injustiças não tiram nem o sorriso do nosso semblante, nem a canção dos nossos lábios, nem a paz dos nossos corações, nem o sono dos nossos olhos. Diz a Bíblia: “O dono de José viu que o Senhor estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia. Assim, José ganhou a simpatia do seu dono, que o pôs como seu ajudante particular” (Gênesis 39.3-4, NTLH).

Que verdade admirável: o Senhor abençoou Potifar por causa de José. A presença do crente José na casa do idólatra Potifar fez o Senhor abençoar os dois. Diz o narrador: “Dali em diante, por causa de José, o SENHOR abençoou o lar do egípcio e também tudo o que ele tinha em casa e no campo” (Gênesis 39.5, NTLH).

A inveja é pecado que a Bíblia denuncia tão fortemente quanto qualquer outro. Um sábio disse: “Para que um olho não invejasse o outro, Deus colocou o nariz no meio”.

Ore para que Deus lhe dê um coração sem inveja!

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: