O Espírito Santo – Presença e Atuação no Antigo Testamento

(Gênesis 2; Salmo 139.7-12; Isaías 61.1-3)

“Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá”

(1 Samuel 16.13)

A Bíblia menciona claramente Deus como autor da criação (Gn 1.2). Jesus Cristo também é mencionado como Criador (Cl 1.16,17) do céu, da terra e de tudo o que, de fato, foi feito (Jo 1.1-3). Na história da criação, identifica-se claramente a presença do Espírito de Deus. Jó 26.13 e 33.4; Salmo 33.6 e 104.29,30 revelam a participação do E.S na criação divina e poderosa da terra. O Salmo 104.30 declara também na voz do salmista, que o E.S teve participação ativa durante esse processo.

O Espírito atuou com especificidade no A.T, por meio de pessoas como: Josué (Nm 27.18), Davi (1Sm 16.12,13), e mesmo Saul (1Sm 10.10).

No livro de juízes, vemos o Espírito conduzindo vários juízes que Deus tinha levantado para libertar Israel de seus opressores. O E.S veio sobre esses indivíduos para tarefas específicas. A ação do Espírito era um sinal do favor de Deus sobre aquele indivíduo (no caso de Davi), e se o favor de Deus abandonava uma pessoa, o Espírito sairia como, por exemplo, no caso de Saul em 1 Sm 16.14.

Quando nos referimos ao papel do E.S, podemos indicar as frentes de atividades nas quais o E.S trabalha: regeneração, habitação (ou enchimento), contenção, capacitação para o serviço.

Observando os aspectos da obra do Espírito no A.T vemos o seu habitar nas pessoas para as ações específicas do Senhor no meio do seu povo. Assim é que se percebe a diferença entre os papéis do Espírito no A.T e N.T. O Novo Testamento ensina a habitação permanente do E.S nos crentes (1Co 3.16,17; 6.19,20). Quando se coloca a fé em Cristo para a Salvação, o E.S vem morar dentro do salvo.

A vida cristã passa a existir a partir da obra do E.S no convertido. A Bíblia fala do E.S não apenas como participante na criação e ações especiais na vida e história de Israel, mas, também, revela que ele é fonte da vida espiritual, atuando na redenção do pecador.

Em João 10.10 Jesus estava fazendo referência a um tipo de vida que as pessoas têm necessidade de experimentar, uma vida espiritual que permite a pessoa convertida participar do Reino de Deus. Mas, como é possível ter acesso a essa vida espiritual? O mesmo Senhor

Jesus ensinou que para isso é necessário ao homem nascer de novo; não da carne, mas do Espírito (Jo 3.1-8).

Esse acontecimento é pela obra redentora realizada pelo E.S, pois é ele quem opera a renovação na vida do pecador arrependido. Esta é a maravilhosa obra da redenção. Assim é no ato da ação do E.S em convencer o pecador do seu pecado (Jo 16.1-10). O pecador passa a ter convicção da sua transgressão, e passa a responder com arrependimento, dizendo sim ao convite de Jesus. Vinde a mim (Mt 11.28), enquanto recebe com fé a Pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo.

Portanto, o E.S cumpre sua obra desde sempre. Ele foi a chama que nunca se apagou e que de uma forma mais intensa se revelou na obra de Jesus Cristo. Importante é saber que não é um privilégio de alguns, mas um presente para todos que se submetem à vontade de Deus. Ele continua também como outrora, guiando, ungindo, capacitando, ensinando e dando vigor espiritual a homens e mulheres a fim de edificar e fortalecer a igreja.

Mesmo diante dos desafios do tempo presente, quando se percebe os muitos atores de diversos cometimentos ideológicos, que têm relativizado a fé bíblica, e o potencial tecnológico que possibilita uma carga maior de informações, que precisam ser bem discernidas e perceber qual deve ser própria para o consumo na experiência cristã. Faz-se necessário que a igreja do Senhor conheça mais a respeito da ação do E.S e a ele se submeta para que possa produzir frutos dignos da sua fidelidade à Palavra da verdade.

“Para onde me ausentarei do teu Espírito?” (Sl 139. 7-12); “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim…” (Isaías 61.1-3); “Depois disso derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas..” ( Joel 2.28,29).

Catarina Damasceno – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: