Ser Templo do Espírito Santo (1Coríntios 3.1-23)

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”

(1Coríntios 3.16)

É muito importante sabermos que o salvo é o templo do E.S de Deus.

Na antiga aliança (Antigo Testamento), Deus era adorado no tabernáculo construído no deserto e, mais tarde, no templo construído em Jerusalém durante o reinado do rei Salomão. O templo era o local onde o nome de Deus habitava no sentido de que sua presença se manifestava de tal forma que todo templo se enchia com a nuvem de sua glória (1Rs 28.10,11).

Na nova aliança, a presença de Deus habita em seu próprio povo, enchendo-os com o E.S, ou seja, a igreja é o templo de Deus, esse templo somos nós, a igreja de Cristo. O apóstolo Paulo repreende os crentes e, ao mesmo tempo, chama a atenção deles para o fato de que a igreja é o único templo na qual Deus habita, de modo que a igreja é santa porque o próprio Espírito de Deus habita nela. Existem várias passagens bíblicas que ensinam que o próprio Deus habita em sua igreja (2Co 6.16 e Ef 2.21).

Paulo fala explicitamente que o povo de Deus é o templo do E.S em 1Co 3.16,17 e 6.19. Embora os versículos sejam muito semelhantes, o enfoque de Paulo é diferente em cada um deles. Em 1Co 3.16 – “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o seu Espírito habita em vós? – ele está apontando para o povo de Deus em toda sua coletividade e, ao mesmo tempo, em unidade, como sendo o santuário de Deus. Em seguida, ele revela que, em particular, a igreja é o completo corpo de Cristo como sendo o templo de Deus: “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do E.S, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Paulo enfoca os membros desse corpo de forma individual, ou seja, ele aplica a cada indivíduo o conceito de que a igreja é o templo em que Deus habita, mostrando que isso implica o caráter pessoal da habitação do E.S em cada crente. Deus se agrada de habitar no verdadeiro cristão por causa da presença santificadora do E.S, que faz com que o corpo daquele que nasceu de novo seja verdadeiramente um templo que recebe a presença divina.

Quando o apóstolo adverte em 1Co 3.17 sobre aqueles que procuram destruir o templo do E.S, ele se refere a todos que se dedicam a afrontar, corromper e se opor propositalmente à igreja, seja por falsa doutrina ou mesmo por modo de vida mundano que busca induzir os membros do corpo de Cristo ao erro. Quem age assim não ficará impune, ao contrário, o próprio Deus executará sobre este o seu juízo, pois aquele que se levanta contra a igreja se levanta contra o próprio Deus que habita nela. A igreja é propriedade exclusiva de Deus, ela é santa em Cristo Jesus, separada do mundo e Deus a protege e destrói os seus inimigos (1Co 6.14-16; 1Pe 2.9).

Em Gálatas, Paulo ressaltou que as obras da carne caracterizam aqueles que andam segundo as suas próprias concupiscências, mas as virtudes do fruto do E.S identificam aqueles que vivem e andam segundo o Espírito.

Aquele que é verdadeiramente templo do E.S, naturalmente, será cada vez mais parecido com Cristo, moldado segundo a ação do Espírito de Deus, vivendo em contínua santificação, até que chegará o grande dia em que a habitação divina no cristão alcançará sua mais perfeita e plena expressão, quando ele reinará com Deus por toda a eternidade nos novos céus e nova terra (Ap 22.5).

Todas as coisa estão sob o controle do Senhor Jesus, o fundamento da fé (1Co 3.11); e que o pecado compromete o cumprimento dos propósitos divinos, devido à carnalidade estampada na igreja de Corinto (v.1-4,16); assim, quando a Palavra é pregada e ensinada encontramos direção para cumprir a vontade de Deus na vida da igreja e dos crentes, quando eles são usados como instrumento de pregação como o Senhor assim deseja (v.5-10,12,13,18-22).

Cada crente torna-se habitação do Espírito de Deus para ser usado por ele, daí a necessidade da comunhão com o Espírito, buscando constantemente ser capacitado, para ser instrumento do Espírito no uso dos dons em toda a obra do evangelho até que se cumpra todo o propósito do senhor na vida da igreja e dos crentes.

Catarina Damasceno – Equipe de Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: