A Diversidade dos Dons Espirituais

(1Coríntios 14)

“Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja.”

(1 Coríntios 14.12)

 

O objetivo de Paulo ao escrever a Carta aos Coríntios, é advertir a problemática igreja de Corinto, que vinha se dividindo e observando diversos costumes pagãos como: divisões e contendas (1.10,11), espírito mundano (3.3), imoralidade sexual e prostituição (5.1,6.16, 7.2), idolatria (10.14,20,21), glutonaria e egoísmo (11.21,22,33,34), ignorância e confusão quanto aos dons espirituais, incluindo o dom de línguas (12.1,2,7-31).

Os dons espirituais dos crentes, ainda que sejam diferentes uns dos outros, são todos úteis para que, juntos, possamos trabalhar para servir a Deus e aos outros (Rm 12.4-5; 1Co 12.4-6).

Podemos descobrir os dons espirituais em nossa vida, orando ao Senhor para que Ele nos mostre o dom que nos deu. Devemos manter íntima relação com Deus. Mas tenhamos cuidado, muitas pessoas ficam tão focadas na busca do seu dom espiritual que falham em buscar o doador dos dons. Não queira usar Deus; queira ser usado por Ele. Os dons não são dados para aumentar a glória humana, são dados para que a glória de Deus se torne conhecida. Inicie servindo em todo lugar e a todos. Identifique a necessidade, procure satisfazê-la.

Na igreja, esteja ocupado. Comece a servir. Em algum momento você encontrará sua posição ideal. Quanto ao que Paulo diz sobre “procurar com zelo os melhores dons”, não faz menção à qualificação dos dons, mas deixa claro para os que são mais úteis na igreja para qual ele escreveu. Embora tenhamos liberdade de pedir por um dom específico, isso não quer dizer que seremos agraciados com ele, pois o E.S nos concede dons que sejam úteis na igreja e não para nossa promoção.

Paulo revela a direção do Senhor em Romanos 12. Para desenvolver os dons, é necessário descobrir quais são. Precisamos fazer isso com muita oração, procurando os melhores dons (1Co 12.31), sendo obedientes e fiéis a fim de recebê-los para em seguida usá-los no cumprimento da missão recebida do Senhor. Devemos valorizar a santidade dos dons recebidos, não esquecendo que os dons vindos do Senhor para a igreja são sagrados. É preciso se humilhar de maneira profunda sob a mão onipotente do Senhor Deus, e deixar-se ser liberado pelo E.S, de forma que sua graça se derrame.

Em Romanos 12, a ênfase é nos dons de profecia, ensino, exortação regra e misericórdia. Paulo revela que os crentes são membros de um só corpo em Cristo, que andam neste mundo em fé e pela fé servindo uns aos outros na congregação dos santos. Trata-se da humildade

e obediência que são virtudes fundamentais para uma vida plena no E.S. Sem a verdadeira humildade, nenhum cristão pode edificar uma santidade sólida e duradoura.

Em 1Co 12 e 14, constituem um só argumento quanto aos dons, supõem-se que Paulo está respondendo a outra pergunta feita pelos coríntios na referida carta. Estes dons foram concedidos à igreja quando Jesus ascendeu aos céus, tendo o objetivo de levar a igreja à unidade e de prepará-la para se encontrar com o Senhor (Ef 4.8-15).

Em 1Co 12.1-31, os dons são para a edificação do corpo de Cristo. Paulo fala dos dons do E.S distribuídos a cada um conforme seja útil à igreja, composta de seus membros que atuam coletivamente e individualmente como partes do corpo.

Efésios 4, traz exortações aos deveres cristãos apoiados em nossos privilégios cristãos, unidos em um só corpo, embora variando nos dons concedidos aos membros, para que se possa chegar a homem perfeito em Cristo. Paulo resume a história do evangelho e como ele deve reformular cada parte da nossa história de vida.

Há diversidade dos dons concedidos à igreja. Dons dados por Deus àquelas pessoas que são redimidas. Os dons do E.S vêm de Deus como sabedoria, piedade, fé, profecia, entre outros. Deus é fonte dos dons espirituais que transcendem toda maneira de ser das coisas. Os dons devem ser desenvolvidos e utilizados a serviço do reino de Deus, pois somente assim será alcançada a descoberta do que cada pessoa é. Já descobriu qual é o seu dom? (Ef 4.7-11).

Catarina Damasceno – Equipe de Resumos.

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: