Jefté e Sansão – Fracassos e Vitórias

(Juízes 11 – 12:7; 13-16)

“Então Sansão clamou ao Senhor, e disse: Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.” (Juízes 16:28)

Introdução. Veremos nesta lição a respeito de dois juízes de Israel – Jefté e Sansão.

Um líder para Israel. A diplomacia mal-sucedida. (Jz 11:1-28). Quem foi Jefté? Um dos últimos juízes hebreus. No capítulo 10 de Juízes o povo de Gileade desejava escolher um líder para guerrear contra os amonitas. Jefté era gileadita, homem valoroso. Os anciãos de Gileade convidaram Jefté para ser seu comandante, quando foram ameaçados pelos amonitas. Jefté procurou saber porque o rei dos amonitas queria guerrear contra os israelitas. Dos versículos 18 ao 26, Jefté, por meio dos mensageiros explica ao rei dos amonitas que não havia tomado as terras deles. O rei dos amonitas não deu ouvidos às mensagens que Jefté enviou. Então, a terra conquistada era de Israel por direito.

Um voto tolo. O cumprimento do voto de Jefté (Jz 11:29-40). O Espírito do Senhor veio sobre Jefté e ele passou por Gileade e Manassés, e chegou a Mispá de Gileade, e dali atacou os amonitas. Ele fez um voto ao Senhor, voto este em total desespero. Ele disse que fosse vitorioso contra os amonitas, qualquer um que saísse da porta de sua casa e fosse ao seu encontro seria do Senhor, ele ofereceria em holocausto. Deus concedeu vitória aos israelitas e Jefté feriu com grande mortandade. A vitória de Jefté quebrou o poder dos amonitas por várias décadas. Quem sai ao encontro de Jefté? Sua própria filha, com danças, ao som de tamborins. Ela era a única filha; além dela não havia outro filho. A submissão de sua filha é algo admirável, ela disse que ele deveria pagar o voto. Pediu dois meses para vagar pelos montes e chorar com as amigas, pelo fato de que jamais se casaria. No prazo acertado ela voltou e Jefté cumpriu o seu voto.

O nascimento de Sansão e seu casamento (Jz 13; 14). Sansão foi o último dos juízes, seu nome significa “pequeno sol” ou “pessoa solar”. Antes do seu nascimento, ele foi dedicado a Deus como nazireu para o resto de sua vida. Durante o seu tempo, os filhos de Israel voltaram a fazer o que era mau aos olhos do Senhor. O Senhor os entregou nas mãos dos filisteus por 40 anos. Sansão era um nazireu de Deus, na cabeça não passaria navalha, e ele seria o libertador de Israel. Sansão casou-se com uma das filhas de Timnate (uma mulher das filhas dos filisteus.). Ele foi traído pela própria esposa contra os filisteus.

O último ato de Sansão (Jz 16). Sansão foi traído pela esposa Dalila, e atacado pelos filisteus. Eles furaram seus olhos e cortaram seus cabelos. Mas depois de um certo tempo, seus cabelos começaram a crescer novamente. Ele orou fervorosamente para que agora pudesse vingar-se pela perda da sua visão. Sansão se agarrou com os dois pilares centrais da casa onde estavam os filisteus e na sua morte matou mais gente do que em vida. Ele disse: “Morra eu com os filisteus”. Ele havia julgado a Israel por 20 anos.

Conclusão. Tanto Jefté como Sansão foram juízes que libertaram os israelitas. Mas eles tiveram pontos fortes e pontos fracos. Que fiquemos com as boas lições e que os seus fracassos sirvam de lição para não repetirmos.

Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: