A Influência da Liderança

(Juízes 3; 9; 10)

“Mas o Senhor respondeu aos israelitas: Não fui eu quem os livrou dos egípcios, dos amorreus, dos amonitas e dos filisteus? Quando os sidônios, os amalequitas, e os maronitas vos oprimiram, e clamastes a mim, não vos livrei das mãos deles? Mesmo assim vos me abandonastes e cultuastes outros deuses. Por isso não vos livrarei mais. Ide, e clamai aos deuses que escolhestes! Que eles vos livrem na hora da angústia.” (Juízes 10:11-14)

Introdução. Nesta lição, veremos que líderes de Israel e Judá influenciaram em sua época de forma positiva e negativa. O povo teve momentos bons e ruins durante o período dos juízes, um período em que as pessoas faziam o que achavam o que era o certo, por não haver líderes capacitados.

120 anos de paz (Jz 3:7-30). Em Juízes 3:7-30 temos o relato de que o povo de Israel fez o que era mal aos olhos do Senhor, esquecendo-se do Senhor seu Deus, e cultuando os baalins e Aserá. Por causa da idolatria do povo, a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou nas mãos de Cuchã-Risataim, rei da Mesopotâmia, durante 8 anos. Quando clamaram ao Senhor, ele levantou-lhes um libertador que os livrou. O nome dele era Otoniel, filho de Quenaz, irmão mais novo de Calebe. O Espírito do Senhor veio sobre ele, e ele se tornou juiz em Israel e a terra teve sossego durante 40 anos at=ea sua morte. Depois da morte de Otoniel, o povo voltou a Gazer o que era mau aos olhos do Senhor, e este deu poder a Eglom, rei de Moabe, contra Israel. Eglom derrotou Israel. Durante 18 anos os israelitas foram dominados por ele. Diante deste quadro triste, o povo de Israel clamou ao Senhor e ele levantou um libertador chamado Eúde. Com Otoniel e Eúde forma 120 anos de paz.

Um juiz sem juízo (Jz 9:1-57). Abimeleque foi coroado Rei (filho de Jerubaal, filho da serva). Matou os 70 filhos de Jerubaal. Infelizmente, a atitude de Abimeleque foi lamentável. Ele por insegurança, por desejo de poder, mata seus irmãos para garantir que estaria na liderança do povo. Jotão estava questionando a atitude do povo em aceitar Abimeleque como rei, depois de toda atrocidade que ele cometera. Durante o reinado de Abimeleque em Siquém, surge Gaal (filho de Ebede), ele estabeleceu-se em Siquém com seus irmãos e obteve a confiança do povo. Gaal começou a questionar a liderança de Abimeleque (v.28a, 29). Quando soube, Abimeleque preparou emboscadas contra Gaal e os siquemitas e os venceu. Depois Abimeleque foi a Tebez, a sitiou e a conquistou. Abimeleque morreu ao ser atacado por uma mulher. O versículo só diz que Deus retribuiu a Abimeleque o mal que havia feito.

45 anos sem registro de problemas (Jz 10:1-5). Em um período de 45 anos, o juiz Tolá foi libertador de Israel durante 23 anos e Jair durante 22 anos. Nesse período não temos destaque para comentar.

Os descaminhos de um povo sem liderança (Jz 10:6-18). Juízes 10:6 registra que o povo novamente volta a fazer o que era mau aos olhos do Senhor. Como consequência, eles foram humilhados e oprimidos durante 18 anos. Israel foi dominado por grande angústia.

Contextualizando o texto bíblico para os dias de hoje. Os relatos de reis que foram cruéis e outros que foram tementes a Deus, levam-nos a pensar nos dias de hoje. Quantas injustiças o povo tem passado, vidas sendo maltratadas, homens e mulheres sendo explorados e o ciclo se repete. O homem é o mesmo, o pecado afastou o homem de Deus e como consequência tem feito muitas atrocidades. O líder é exemplo, tanto para o bem quanto para o mal. As pessoas farão o que o líder mandar, por isso, devemos seguir bons líderes, a exemplo dos profetas bíblicos.

 

Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: